Etapa 14
Aventuras > Caminho Santiago (Norte)
Arzua - Santiago Compostela (07/08/2006)
Distância: 42 Kms -----------------Desnível acumulado: 725 mts
Relato do Peregrino:
De forma a evitarmos o calor e também a finalizarmos o mais cedo possível esta etapa. Assim, esta foi aquela que mais cedo se iniciou. A opção foi de novo a estrada nacional em detrimento do Caminho original. Caminho este que fomos sempre identificando pela enorme quantidade de pessoas que o percorriam.
Só muito próximo de Santiago tivemos de, obrigatoriamente, utilizar o Caminho, já que o acesso a Santiago se fazia por Autopista. Os inúmeros peregrinos pedestres e a dificuldade do Caminho com voltas e reviravoltas, com subidas repentinas, fez com que no momento que cruzamos a estrada que dá acesso ao aeroporto e depois de perguntar se a mesma dava acesso a Santiago, optássemos por seguir esta alternativa.
Não se pense que não tivemos que subir. Se evitamos subir ao Monte del Gozo por terra, não conseguimos evitar subir por asfalto e com a temperatura a subir substancialmente.
Finalmente chegamos a Santiago de Compostela. Dirigimo-nos para a Catedral e tirada a foto da praxe, fui carimbar a Credencial pela última vez junto do posto de turismo. Missão cumprida. Agora encontrar a estação de comboios e tentar alcançar Portugal. Venha a próxima aventura.
Relato da Peregrina:
Saímos de Arzua bem cedo em direcção a Santiago de Compostela. Como era cedo estava fresco e durante uma breve descida tive bastante frio, mas logo a seguir, consegui aquecer porque de novo começaram as subidas. De novo na estrada, com o sobe e desce habitual ao lado do caminho original de Santiago, encontramos dezenas de peregrinos. A dado momento acabou a estrada nacional que seguia para a auto-estrada e nós tivemos de seguir pele o caminho de Santiago no meio de uma multidão de peregrinos. Depois de algum tempo no caminho retomamos a estrada asfaltada e chegamos a Santiago de Compostela.
O nosso objectivo estava cumprido. Apesar das dificuldades e do cansaço gostei muito desta nossa aventura.