Serra Montejunto por Vila Verde dos Francos (14-11-2015) - Bike105

Go to content

Serra Montejunto por Vila Verde dos Francos (14-11-2015)

Passeios

A Serra de Montejunto fica no "meu quintal" por isso a sua subida não é desconhecida. Já tive oportunidade de a realizar de BTT e de Bicicleta de Estrada.

As paisagens visíveis desde o seu topo a 666 metros, são infinitas quando o tempo assim o permite, desde Lisboa a Sintra, Serra da Arrábida a São Martinho do Porto, a capacidade de visão de cada um é o limite.

Hoje fiz e registei em vídeo a subida à Serra de Montejunto pela vertente de Vila Verde dos Francos.

São 8 quilómetros realizados em múltiplos patamares de dificuldade, sendo o inicio e a parte final como os seus 2 km de muita dificuldade (para mim) o expoente máximo desta subida. No entanto, chegar à Senhoras das Neves tem um efeito deveras reconfortante, mais ainda quando nos apercebemos que a fase final até à zona das instalações militares tem um ascendente mínimo.

Tal como anteriormente descrito, a fase inicial da subida desde o cruzamento de Vila Verde dos Francos, tem um ascendente com picos a 8% e os primeiros quilómetros não dão possibilidade de recuperação.  Já conhecedor disso, fiz os 8 km que separam a minha casa deste cruzamento para realizar o necessário aquecimento muscular.

Após a subida inicial temos o primeiro de 2 descendentes que podem ser muito enganadores. Aproveitem para recuperar nesta curtíssima descida já que a partir do cruzamento do Casal Chorão a subida volta a reaparecer. Os ascendentes mantêm-se a uma média de 7% até que chegue a 2ª descida que nos vai “transportar” até ao cruzamento para a Real Fábrica do Gelo e do Centro de Interpretação Ambiental de Montejunto. Para além destas infraestruturas também temos as instalações militares.  

Nesta zona de cruzamento, inicia-se aquilo que chamaria de parte do desafio. Isto porque até aqui as dificuldades são a bom nível, mas a partir daqui até ao topo, as dificuldades são ao nível de um desafio a conquistar. Não se deixem enganar com a curta quilometragem de subida (2 km) pois este engano pode pagar-se muito caro quando na fase final as forças estiveram no limite. Para inicio de subida, o GPS indicou ascendente de 15% no entanto após a chegada à Senhora das Neves, o restante da subida até às instalações militares, depois do que já passamos, até parece plano…

Pela minha parte, esta foi a primeira subida (que faça jus ao nome) que fiz com recurso ao carreto de 32 dentes. Grande compra!!!

Este já está, vamos ao próximo desafio.

Boas pedaladas
bike105
Enviar para trás