Etapa 01 - Bike105

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Etapa 01

Aventuras > Travessia de Portugal
Rio de Onor - Vimioso (30/05/2003)
Distancia: 64 Kms -----------------Desnível acumulado: 1622 mts

Chegou o grande dia. A viagem de Vila Real até Rio de Onor decorre sem sobressaltos e finalmente atingimos o ponto zero. Depois de descarregar os sacos e as bicicletas, os meus sogros regressam a Lisboa, a partir deste momento o meu único meio de transporte até Sagres é a bicicleta, que sensação estranha...

Começo da aventura com algumas fotos da praxe e como não podia deixar de ser havia de vencer uma gradual mas longa subida. Já tenho a experiência dos passeios de 1 dia em que todos dão o máximo no sentido de não ficarem para ultimo, todavia aqui fiquei surpreendido, já que esta etapa foi realizada a um ritmo diabólico que me fez questionar o meu real grau de preparação.

Num evento desta dimensão existe sempre três tipos de participantes: aqueles que escolhem o Nível que se equivale ao seu andamento; aqueles que escolhem o Nível acima das suas capacidades na esperança de os conseguir acompanhar e por ultimo, aqueles que escolhem o Nível que fica abaixo das suas capacidades de forma a, tranquilamente realizarem as etapas e por vezes poderem demonstrar aos outros, guia incluído, que as suas capacidades lhes permitiriam fazer muito melhor.

Neste contexto a organização fez aquilo que tinha de fazer nesta primeira etapa, deixar andar... Desta forma foi recolhendo dados que lhe permitiria formar grupos tão homogéneos quanto possível para o dia seguinte.

Nesta etapa surgiu um acontecimento que demostra fielmente a filosofia desta aventura:

- Ao chegarmos à localidade de Pinelo uma habitante local ofereceu vinho, azeitonas e alguns bolos a todos os participantes. Este tipo de procedimento segundo a organização já é habitual.

E para quem como eu pensa que uma pessoa de meia idade está culturalmente condicionada apenas à sua aldeia, poderá ter uma surpresa tal como me sucedeu pois nem queria acreditar quando ouvi a Senhora a falar correctamente em francês com o italiano que participava na Travessia!!!

Depois deste vinho e com o estômago aquecido seguimos para a estirada final até ao nosso destino em Vimioso.

Ficamos na Pensão O Centro onde dividi o quarto com aquele que viria a ser o habitual companheiro de quarto o Fernando Magalhães, companhia de pedalada na GR22 e Caminho Port. Santiago. Esta Pensão também foi o local de jantar e do briefing . Nesta noite, como o computador portátil fazia parte da bagagem, ainda escrevi algumas linhas mas sinceramente o cansaço era de tal dimensão que nada do que escrevi foi aproveitado para este relato.

Já só faltam 16 etapas para atingir o Objectivo.

Uma nota menos positiva para os "motards" que de madrugada resolveram demonstrar que na província as motos também trabalham sem silenciador no escape. Não sei qual é a ideia mas toda a população vizinha à Pensão e arredores é prejudicada com esta estúpida atitude. No entanto este incidente não consegue manchar a simpatia dos proprietários do estabelecimento.  
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal