Serra Montejunto por Vila Verde dos Francos (14-11-2015) - Bike105

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Serra Montejunto por Vila Verde dos Francos (14-11-2015)

Passeios

A Serra de Montejunto fica no "meu quintal" por isso a sua subida não é desconhecida. Já tive oportunidade de a realizar de BTT e de Bicicleta de Estrada.

As paisagens visíveis desde o seu topo a 666 metros, são infinitas quando o tempo assim o permite, desde Lisboa a Sintra, Serra da Arrábida a São Martinho do Porto, a capacidade de visão de cada um é o limite.

Hoje fiz e registei em vídeo a subida à Serra de Montejunto pela vertente de Vila Verde dos Francos.

São 8 quilómetros realizados em múltiplos patamares de dificuldade, sendo o inicio e a parte final como os seus 2 km de muita dificuldade (para mim) o expoente máximo desta subida. No entanto, chegar à Senhoras das Neves tem um efeito deveras reconfortante, mais ainda quando nos apercebemos que a fase final até à zona das instalações militares tem um ascendente mínimo.

Tal como anteriormente descrito, a fase inicial da subida desde o cruzamento de Vila Verde dos Francos, tem um ascendente com picos a 8% e os primeiros quilómetros não dão possibilidade de recuperação.  Já conhecedor disso, fiz os 8 km que separam a minha casa deste cruzamento para realizar o necessário aquecimento muscular.

Após a subida inicial temos o primeiro de 2 descendentes que podem ser muito enganadores. Aproveitem para recuperar nesta curtíssima descida já que a partir do cruzamento do Casal Chorão a subida volta a reaparecer. Os ascendentes mantêm-se a uma média de 7% até que chegue a 2ª descida que nos vai “transportar” até ao cruzamento para a Real Fábrica do Gelo e do Centro de Interpretação Ambiental de Montejunto. Para além destas infraestruturas também temos as instalações militares.  

Nesta zona de cruzamento, inicia-se aquilo que chamaria de parte do desafio. Isto porque até aqui as dificuldades são a bom nível, mas a partir daqui até ao topo, as dificuldades são ao nível de um desafio a conquistar. Não se deixem enganar com a curta quilometragem de subida (2 km) pois este engano pode pagar-se muito caro quando na fase final as forças estiveram no limite. Para inicio de subida, o GPS indicou ascendente de 15% no entanto após a chegada à Senhora das Neves, o restante da subida até às instalações militares, depois do que já passamos, até parece plano…

Pela minha parte, esta foi a primeira subida (que faça jus ao nome) que fiz com recurso ao carreto de 32 dentes. Grande compra!!!

Este já está, vamos ao próximo desafio.

Boas pedaladas
bike105
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal