Etapa 11 - Bike105

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Etapa 11

Aventuras > Caminho Santiago (Norte)
Navia - Lourenza (04/08/2006)

Distância: 60 Kms -----------------Desnível acumulado: 673 mts

Relato do Peregrino:
Depois de uma noite mal dormida devido ao barulho que alguns indígenas fizeram de madrugada, fomos tomar o pequeno-almoço. Depois regressamos ao apartamento para fechar os sacos, acertar as contas e zarpar. Mal saímos de Navia começamos da melhor forma, subindo. Mesmo com um constante sobe e desce, a média foi muito boa. A forma física está a vingar relativamente ao cansaço, ou será que o cheiro do final está a dar mais ânimo? … Mais alguns ciclistas passaram por nós com os seus alforges, muito reduzidos por sinal… O sol voltou a aparecer e o vento foi uma constante, felizmente a nosso favor. Em Ribadeo foi a despedida do mar. Nesta localidade carimbamos as credenciais e optamos por seguir pela estrada nacional. Também aqui paramos para comer e registar fotograficamente o estado em que estava o meu cabelo. Como durante muitas horas/dia estava de capacete, as mascar deste eram indisfarçáveis, mesmo depois do banho no final do dia. Uma imagem deveras estranha que para quem não soubesse pareceria um qualquer penteado mais vanguardista.

Ontem, numa analise ao Guia verifiquei que esta etapa, daqui para a frente, o trajecto fazia-se fora de estrada, o que poderia trazer alguns problemas já que a zona é bastante montanhosa. Optamos assim por seguir a Nac mesmo dando uma volta maior, pareceu-me ser a opção correcta. Certamente existiram opções por estradas interiores com menor trânsito. O preço a “pagar” será uma subida substancial do desnível acumulado a vencer.

A média permitiu chegar cedo ao destino, Lourenza, uma pequena localidade entre montes. Aqui fomos directos à igreja ai existe e enquanto faziamos um pequeno descanso, fomos abordados por um peregrino que nos perguntou se desejávamos saber onde se encontrava o Albergue. O indivíduo ficou algo triste quando lhe disse que ficaria numa pensão.

Abordei o limpador da câmara e este disse onde poderia encontrar alojamento, 42 Euros. Estamos a entrar de novo em zonas rurais onde as pessoas são mais rudes mas sinceras. Voltamos a lavar roupa e estende-la. Esta foi a despedida da lavagem de roupa já que agora tinha a suficiente para os restantes dias.


Relato da Peregrina:
Hoje a etapa decorreu bastante rápida, pois as subidas eram poucas e andamos muito em recta e dava para acelerar. Até Ribadeo viemos a admirar a paisagem que era bastante agradável, continuava a ser muito verde. Em Ribadeo existe uma baía muito bonita e ventosa onde vimos vários barcos a velejar. A cidade também me pareceu agradável, o que não achei da localidade onde dormimos, Navia, que embora fosse junto ao mar não gostei.

Hoje foi também a etapa em que deixamos de pedalar junto á costa do Mar Cantábrico e começamos a rumar ao interior onde já encontramos subidas mais acentuadas, o que me parece vai continuar amanhã e para pior. 

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal