Etapa 9 - Bike105

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Etapa 9

Aventuras > Caminho Santiago (Norte)
Gijón - Cidillero (02/08/2006)

Distância: 58 Kms -----------------Desnível acumulado: 772 mts

Relato do Peregrino:
Iniciamos a etapa com mais uma pequena volta pelas ruas de Gijón. Procuramos alcançar a estrada AS19, uma estrada municipal. Pensávamos que tal evitaria o trânsito. Puro engano!

Foi uma etapa algo desmotivante. A Paisagem desta vez foi manifestamente industrial. Por muitos km andamos em paralelo com uma Siderurgia com o aspecto próprio de uma indústria destas. Quando esta acabou, pouco antes de Avilés, outra se iniciou. Assim, o intenso trânsito de camiões e a paisagem tornou esta numa das etapas mais desmotivantes desta aventura.

Desta vez, e por nossa opção, não paramos para almoçar. O calor também retirava algum apetite. No entanto paramos para comer uns bocadillos e beber uns Icetea-Nestea. Na passagem por Avilés cometemos um erro na escolha da estrada, entrado numa zuna industrial. Rapidamente voltamos atrás e corrigimos o engano. O transito continuava muito intenso e maioritariamente composto por veículos pesados.

Tínhamos definido que ficaríamos em Cudillero. Uma localidade turística que surge referenciada em todos os guias. O problema, já se imagina, foi que não conseguimos alojamento. Desta forma recorremos pela primeira vez à tenda de campismo e fomos para um parque aí existente. O parque de campismo é muito bom, com condições muito interessantes quer para a montagem da tenda que em termos de sanitários. Para além disso têm um local próprio para se estender a roupa. Pois, já se sabem…mais uma lavagem de roupa e toca a estende-la. O problema é que quando estávamos a jantar começou a chover e assim ficou toda a noite. Bonito serviço!

A Etapa seguinte levantava algumas dúvidas. O caminho percorre uma Nac. alternativa que é composta por um rompe pernas verdadeiramente difícil e para além disso para cumprirmos o guia teríamos de realizar mais de 90 km . Ficou definido que decidiríamos onde ficar consoante fossemos percorrendo o caminho. Também concordamos que seguiríamos a Nac. principal mesmo que isso se traduzisse em maior transito.


Relato da Peregrina:
Hoje saimos de Gijon com o céu nublado , mas depois ficou o tempo bom e quente. A etapa hoje não teve nada de interessante, as paisagens não eram nada bonitas, era só zonas industriais, e continuou o sobe e desce constante até Cudillero que era o nosso objectivo. Esta localidade é muito turistica e tivemos muita dificuldade em arranjar alojamento. Acabamos por ficar num parque de campismo que até era bastante agradável. Depois de armarmos barraca, quando o que apetecia era deitarmo-nos, tomamos o banho habitual e fomos lavar a roupa para aproveitar o ar livre para secar a roupa.

Mas saiu-nos o tiro pela culatra pois quando acabamos de jantar começou a chover e não parou mais até sairmos de lá. 

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal